“Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”
Cazuza
O que eu não consigo entender, é como uma pessoa consegue viver “sozinha”, pensando somente no umbigo e com interesses egoístas. Não conheci uma única pessoa que tenha “crescido” seja pessoalmente, profissionalmente e emocionalmente, sozinha! Sem a ajuda de alguém, ou a falta de ajuda (que não deixa de ser uma participação bastante considerável). Decepciono-me muito com situações das quais me deparo com atitudes egoístas ao extremo, talvez por esperar 2 e receber -1, ou por “achar” que as pessoas não pensam somente no umbigo.
Claro que na minha visão o egoísmo é a principal e fundamental chave para o empurrão da existência ao bem estar, e nós, seres humanos ( de certa forma os animais também) utilizamos meios egoístas para conservar e evoluir nossa espécie.
Porém, há algumas atitudes egoístas que não fazem parte da lista natural do ser. É aquele que principalmente vem com o egocentrismo, avareza, falta de consideração e individualismo que ultrapassa a linha do egoísmo!
Promover-se a custa de outros é ruim, prometer e fazer pessoas sonharem e no fim, simplesmente excluí-las, é pior ainda.
Contar vantagens destacar-se de uma maneira individualista, eliminar qualquer possibilidade de trabalho em equipe, para o mérito ser somente individual...é repugnante.
O que me deixa mais triste, é que o tempo passa, e na medida que troco idéias com as pessoas que participam da minha vida, vejo nos olhos delas, cada vez menos esperança, cada vez menos brilho, cada vez menos tentativas... cansaço na verdade, de tentar, de sonhar... de acreditar! É um cenário cruel...Onde a culpa é do egoísmo.
Ultimamente tem ficado difícil ser esperançoso, tem sempre alguém que discorda, que estraga, que faz o favor de acabar com o seu sonho de horas... em segundos!
Eu posso viver em um mundo de contos de fadas e esperar demais das pessoas, sabe. Mas é revoltante o cara não pensar no sentimento do outro, não se importar! Dar esperança e depois tirá-la de alguém é muito pior que não oferecê-la.
“Em todo o caso, reconheço, em justiça para comigo próprio, que não sou mais egoísta que a maioria dos indivíduos, e muito menos o sou que a maioria dos meus colegas nas artes e nas letras. Pareço egoísta àqueles que, por um egoísmo absorvente, exigem a dedicação dos outros como um tributo.” Fernando Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário