domingo, 20 de março de 2011

Filme

Logo após o Carnaval, fui ao cinema, sozinha...(pra variar), e assisti ao filme Bruna Surfistinha. Tive curiosidade pois li algumas críticas sobre tal filme.
Bom, se eu disser que gostei, estarei mentindo, porém, esperava bem menos do filme. Em questão de atuação, todos maravilhosamente bem! Cenas bem construídas, anão achei a linha do filme, vulgar!
Sobre a história em si, é uma "biografia" não totalmente fiel,mas não deixa de ser uma biografia, tenho de levar isso em consideração antes de comentar.
Óbvio que o filme não tem o compromisso de concientizar a humanidade, até porque o objetivo não foi mostrar que prostituir-se é errado, insano e pecaminoso e sim é uma profissão "comum" e que não merece tantos preconceitos assim. Conseguiram!
Claro...alteraram algumas coisas para não virarem alvo extremo dos críticos sociais, por exemplo, empobreceram a vida do personagem, o local em que ela começou com a profissão parecia um pardeeiro no filme, sendo que na verdade, foi em um privê, até que limpinho e organizado em Moema, talvez para a história ficar um pouco mais sofrida e as adolescentes disprovidas de opinião, não ficarem com vontade de seguir os passos de Bruna Surfistinha, mas ainda sim, tenho lá minhas dúvidas neste aspecto! Não que seja errado mas pela crueldade,preconceitos e perigos que a profissão sofre e que o filme não mostrou muito claramente. Volto a mencionar a intenção do filme.

Não li a autobiografia da personagem, mas fiquei curiosa em saber o motivo que levou-a escolher este caminho, pois no filme, me pareceu ser por pura REBELDIA.

O filme mostra também a tragetória dela em relação as drogas,absolutamente frequente no mundo da prostituição, nisso eles frizaram bastante, inclusive tem uma cena em que ela passa por uma overdose de cocaína. Também mostraram alguns momentos depressivos e reflexivos do personagem poor ter escolhido tal caminho.

Todo filme brasileiro que assisto, principalmente os polêmicos, exijo algo mais que uma simples história sabe, gosto da "moral da história" algo que alimente, que sirva para se pensar... refletir.

Bruna Surfistinha é um bom filme para assistir, mas não acho que tenha uma "moral" muito conscientizadora. Se aquela foi a história"real" a garota teve sorte, muita SORTE mesmo, não menosprezando a inteligência da personagem que por sinal, nesse aspecto ela não deixa a desejar, mas digo pelas dificuldades que hoje, muitas prostitutas, inclusive as estilos Bruna Surfistinha, que frequentam a alta sociedade, passam por muita, mas muita coisa,desde vícios até clientes psicopatas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário